As ligas acadêmicas da Engenharia

Desde quando entramos na Universidade ouvimos a importância de se fazer intercâmbio. Visto que que isso será bom para o currículo, para o crescimento pessoal, conhecer outras culturas e assim criar uma visão diferente de mundo. Isso está correto!

O programa Ciências Sem Fronteiras, Proporciona a oportunidade de muitos universitários realizarem o sonho grande de fazer intercâmbio. E o mesmo vale para os Alunos da Engenharia da UFG, muitos colegas fizeram de intercâmbio, inclusive. E sim, a experiência do intercâmbio faz com que ao voltar ao Brasil tenhamos uma perspectiva diferente do lugar em que moramos.

Algo rotineiro nas Universidades fora do Brasil são os Clubes e Sociedades, que aqui os Clubes são comumente chamados de Ligas Universitárias.

O que esta ocorrendo nas Universidades Brasileiras é que esses alunos que chegam de intercâmbio querem fazer a diferença. Então porque não termos as Ligas Acadêmicas dentro da Engenharia assim como ocorre em outros países e em alguns cursos na UFG?Pois bem, as ligas ou clubes possuem um papel fundamental na formação do Estudante, pois seu objetivo principal é o de desenvolver atividades prátricas focadas nos temas que cada uma das ligas possui. Ou seja, as ligas auxiliam na extrapolação da teoria na sala de aula. Neste caso é dado a oportunidade de realmente colocar em prática os conhecimento obtidos em sala de aula e desenvolver projetos de excelência tanto para o mercado como para o próprio desenvolvimento científico da Universidade.

Pensando nisso, alunos da Engenharia Civil criaram juntos 4 ligas que abrangem as 4 das 5 áreas da Engenharia Civil, são elas:

Liga Acadêmica de Geotécnica

Liga Acadêmica de Hidráulica e Saneamento

Liga Acadêmica de Construção Civil

Liga Acadêmica de Estruturas

As ligas da Engenharia vão funcionar como grupo de estudos, propondo atividades na área especifica de cada liga e que o curso de engenharia não oferece. Será oferecido cursos, palestras, aulas práticas, visitas técnicas e o melhor, tudo sob a supervisão de professores e coordenadores. As atividades serão feitas no decorrer do semestre letivo e serão propostas no mínimo 24 horas de atividades.

Atenção

A liga Academica de Construção Civil está com o processo seletivo aberto

COMO ENTRAR PARA A LACC?

É preciso enviar um email para LACCUFG@gmail.com com os seguintes anexos:

  1. a) Histórico Escolar atualizado em que se encontre a Média Global do aluno.
  2. b) Documento Indicando os Índices Acadêmicos do candidato obtido no SIGAA.
  3. b) Comprovantes de participação em Monitorias, Iniciações Científicas, programa Jovens Talentos, Estágios, Congressos Acadêmicos e Palestras relacionadas à área de Engenharia Civil.

As INSCRIÇÕES para a Liga de Construção Civil serão até o dia 20/04 (Quarta-feira).

Segue o EDITAL

revisão: Roberta Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *