Mas, o que é Iniciação Científica?

 

Parabéns, você acabou de entrar na UFG! E agora? Vai às aulas, se forma e será feliz? Bem, a Universidade é muito mais que apenas sala de aula.

 

Universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação de quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. (BRASIL, 1996)

Então:

  1. Ir às aulas é o processo da formação do profissional.
  2. Ser aluno de Iniciação Científica (IC) é o momento de interagir o conhecimento da sala de aula com algo real e prático.
  3. Aplicar a pesquisa na comunidade fecha o ciclo do relacionamento da Universidade com a comunidade.

Mas, o que é Iniciação Científica?


Iniciação Científica é o meio no qual o estudante de graduação se inicia na pesquisa científica. É neste momento em que abre a oportunidade de o estudante se encontrar mais próximo do mundo científico, é uma maneira de engajar o aluno na pesquisa. De aplicar os conhecimentos obtidos nas salas de aula para resolver problemas em nossa sociedade. Para achar respostas, soluções.

A IC é uma obrigação da Instituição, é um dever da academia, pois é um compromisso com o estudante e futuro empregado, empregador, então, um compromisso com a comunidade.

 

Qual os benefícios para mim como estudante ?

Durante a IC, você terá a oportunidade de perceber que muitas informações ocultas na teoria apenas são percebidas com prática e experimentação. Ou seja, você já se prepara melhor para as avaliações. Além de desenvolver várias aptidões, o senso crítico, ético, intelectual e cultural, te preparando, assim, para o mercado de trabalho (OLIVEIRA)

Para quem almeja uma pós-graduação e mestrado, a IC já diminui o tempo de realização dessas especializações, ou seja, a IC agrega conhecimento que ficarão durante toda a sua vida.

 

Como conseguir uma IC?

Os professores na Universidade sempre estão envolvidos com algum estudo científico. E precisam de ajuda para executar seus projetos. Cada professor executa projetos em sua área de especialização, então o ideal é você identificar qual área mais lhe agrada e mostrar seu interesse pela pesquisa ao professor.

 

E um detalhe, desde 2001 com a Resolução Normativa 019, foi normalizado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. Ou seja há um programa de bolsa para o alunos de IC.

 

Ainda tem dúvida sobre o que é IC ou de como participar? Você pode entrar em contato com a gente tanto pelo face, e-mail, e até por aqui.

 

Bibliografia

BRASIL. (1996). lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

OLIVEIRA, S. (s.d.). A Importância da Iniciação Científica para a Universidade, para o Estudante e para a Comunidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *